Quem somos
Convênios e Parcerias
LABRE-SP
RADIOAMADORISMO
INTERATIVIDADE
DIPLOMAS
CONCURSOS
BOLETINS & ARTIGOS
SERVIÇOS PARA VOCÊ
Duvidas Frequentes
LINKS
12/04/2012 - Boletim IARU - 14/02/2012

Notícia expirada, seu conteúdo possui somente valor histórico

UNIÃO INTERNACIONAL DE RADIOAMADORES

Boletim eletrônico da IARU

14 DE FEVEREIRO DE 2012

 

Relatório Especial Número Três da Conferência Mundial Sobre Radiofreqüências (CMR).

Título – O Serviço de Radioamador obtém uma banda de freqüências próxima dos 500 kHz.


472 a 479 kHz – O Sérviço de Radioamador tem uma nova banda de freqüências: de 472 a 479 kHz em caráter secundário, devido nesse mesmo segmento do espectro haver outros serviços que não podem ser interferidos pela operação dos permissionários do Serviço de Radioamador.

                        Em caráter primário, na banda dos 415 a 495 kHz, temos os Serviços de Radionavegação Aeronáutica (Móvel Aéreo) nos seguintes países da Região 3 da I.T.U.:

Austrália, China, Comunidades Francesas de Ultramar (situadas nessa Região), República da Coréia, Índia, República Islâmica do Iran, Japão, Paquistão, Papua-Nova Guinéa e Sri Lanka.

                        Também, em caráter primário, na banda dos 435 a 495 kHz, o Serviço Móvel Aeronáutico, estão os seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Bielorússia, Federação Russa (CEI), Cazaquistão, Latvia, Uzbequistão e Kirguizistão.

                        Os permissionários do Serviço de Radioamador podem operar na banda de 472 a 479 kHz desde que não causem interferência aos Serviços Móvel Aéreo e Móvel Marítimo, que operam em caráter primário, nesse segmento de freqüências; porém alguns países não autorizam a operação desses permissionários. A saber: Algéria, Arábia Saudita, Azerbaijão, Bahrein, Bielorússia, China, Comoros, Djibouti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Federação Russa (CEI), Iraque, Jordânia, Cazaquistão, Latvia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Oman, Uzbequistão, Catar, República Árabe Síria, Kirguistão, Somália, Sudão, Tunísia e Iêmen.

                        Assim sendo, as repartições nos países membros que outorgam segmentos de freqüências aos permissionários do Serviço de Radioamador devem levar em conta essas proibições.

                        Os Regulamentos de Rádio da U.I.T. especificam que está limitada a 1 (hum) watt (p.i.r.e.)  a operação dos permissionários do Serviço de Radioamador nesses segmentos de freqüências. No entanto é permitida a potência de 5 (cinco) watt para os que estão distantes 800, ou mais, quilômetros dos seguintes países: Algéria, Arábia Saudita, Azerbaijão, Bahrein, Bielorússia, China, Comoros, Djibouti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Federação Russa (CEI), República Islâmica do Iran, Iraque, Jordânia, Cazaquistão, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Oman, Uzbequistão, Catar, República Árabe Síria, Kirguizistão, Somália, Sudão, Tunísia, Ucrânia e Iêmen.

                        Esta deliberação da CMR entra em vigência com a aprovação da “Atas Finais da CMR”. Por conseguinte cada administração dos países membros, em todo o mundo, determinará quais modos, segmentos de freqüências e bandas serão utilizados nesta porção do espectro e quando os permissionários do Serviço de Radioamador em seus respectivos países a eles terão acesso.

                        Maiores informações sobre a CMR-12 serão divulgadas ao seu término, que está prevista para 17 de fevereiro de 2012.

                        Antes de encerrar este boletim achamos por bem informar que está havendo uma movimentação muito grande para que seja inserida na agenda da CMR que está prevista para o ano de 2015, um item específico que trate das atividades dos permissionários do Serviço de Radioamador.

Rod Stafford – W6ROD

Secretário da IARU   



Notícia expirada, seu conteúdo possui somente valor histórico
   Endereço:


Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, 345-A, Tatuapé
CEP: 03071-080 São Paulo - SP
Tel.: (11) 2093-9888 / 2294-1047
   Correspondência:


Caixa Postal 79.473
CEP 03089-970
E-mail: labresp@labre-sp.org.br | WhatsApp: (11) 2093-9888
LABRE - SP ® - 2012 Todos os Direitos Reservados WebDesign Master da Web