Quem somos
Convênios e Parcerias
LABRE-SP
RADIOAMADORISMO
INTERATIVIDADE
DIPLOMAS
CONCURSOS
BOLETINS & ARTIGOS
SERVIÇOS PARA VOCÊ
Duvidas Frequentes
LINKS
29/07/2015 - LABRE/AMSAT-BR apresenta propostas de experimento radioamador para cubesats

Notícia expirada, seu conteúdo possui somente valor histórico

 

A LABRE/AMSAT-BR, grupo de trabalho dedicado às comunicações espaciais, participou no dia 7 de Maio de 2015 de uma reunião no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos (SP), com o Dr. Otávio Durão, coordenador do projeto NanosatC-BR2 (INPE), Major Elói Fonseca e Eng. Lídia Shibuya do projeto ITASAT-1 (ITA). Também participaram da reunião alunos de pós-graduação e pesquisadores do campo satelital. Estiveram presentes os radioamadores Flávio Archangelo PY2ZX, Demilson Quintão PY2UEP e Edson Pereira PY2SDR. A reunião teve como objetivo a apresentação de uma proposta para inclusão de experimentos radioamadores nos satélites NanosatC-BR2 e ITASAT-1.

Satélites universitários denominados cubesats, por recomendação da ITU, frequentemente operam em frequências de rádio alocadas ao Serviço de Radioamador e assim devem cumprir as premissas legais que regulamentam o serviço de radioamador. A IARU é responsável pela coordenação de frequências usadas por satélites radioamadores e tem recomendado uma maior participação dos radioamadores nos projetos de cubesats universitários objetivando criar uma melhor harmonização entre as missões dos projetos de cubesats e as atividades concernentes às comunicações espaciais radioamadoras. Trabalhando em prol desse objetivo, a LABRE/AMSAT-BR propôs a inclusão de um experimento radioamador nas missões dos projetos dos Cubesats NanosatC-BR2 e ITASAT-1, que estão previstos para serem lançados ao espaço no final de 2015 ou início de 2016.

O experimento proposto pela LABRE/AMSAT-BR permitirá o uso dos cubesats NanosatC-BR2 e ITASAT-1 como repetidores digitais de mensagens curtas de texto para comunicações radioamadoras tanto em tempo real quanto via armazenamento e encaminhamento (store-and-forward). O experimento proposto também objetiva o uso das comunicações espaciais como ferramenta de ensino em projetos desenvolvidos entre radioamadores e escolas.

Um documento descrevendo a proposta, com o detalhamento de um protocolo de comunicações digitais, foi entregue e apresentado aos coordenadores dos projetos durante a reunião. Dias depois a LABRE/AMSAT-BR foi informada sobre a aceitação da proposta e início das atividades de implementação do experimento.

A AMSAT (Amateur Satellite) é organização internacional que congrega radioamadores interessados em comunicações espaciais que, no Brasil, conta com o apoio institucional da LABRE, a mais tradicional instituição de representação do setor civil de telecomunicações do Brasil, representando os interesses dos radioamadores no país, entidade associada à IARU (União Internacional de Radioamadorismo), que desempenha importante função de gestão internacional de frequências satelitais junto a administrações governamentais nacionais e a UIT (União Internacional de Telecomunicações).

A LABRE/AMSAT-BR conta com o apoio da LABRE/GDE, grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral.

Para maiores informações, visite:

AMSAT-BR: http://amsat-br.org
LABRE/GDE: http://www.radioamadores.org
IARU: http://www.iaru.org

LABRE/GDE, com AMSAT-BR.



Notícia expirada, seu conteúdo possui somente valor histórico
   Endereço:


Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, 345-A, Tatuapé
CEP: 03071-080 São Paulo - SP
Tel.: (11) 2093-9888 / 2294-1047
   Correspondência:


Caixa Postal 79.473
CEP 03089-970
E-mail: labresp@labre-sp.org.br | WhatsApp: (11) 2093-9888
LABRE - SP ® - 2012 Todos os Direitos Reservados WebDesign Master da Web